sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fotografia.


Primeiro, pra todos ficarem bem empolgados, essas dicas são de nível: “iniciante” – e TODOS poderão testar em suas câmeras :)..legal, né?

Nessas nossas câmeras compactas, essa mais comuns, o processo de ajuste do foco é totalmente automatizado. O processo de identificação, que a câmera faz, se resume em um dispositivo que emite raios de luz infravermelha (isso!!!..aquele mesmo que vocês conseguem ver quando só clicam até metade do botãozinho de desparo);esses raios batem no objeto focalizado e voltam para um sensor que tem logo abaixo desse emissor infravermelho. Aí é que rola toda a matemática sempre essa metida, a câmera faz vários calculos super doidos com base nos reflexos e descobre a distância do objeto, depois, ajusta o foco e…Prontoo!! vc está livre pra dar aquela clicada.

Bom, vamos ao que interessa, como conseguir o efeito da imagem acima? Como destacar algo nauqela cena louca, com vários objetos diferentes em posições e distâncias variadas?
AJUSTANDO O FOCO:

Mesmo as câmeras compactas, relativamente novas (2-3 anos pra cá), permitem ajustes manuais no que se refere à distância focal. Se pegarmos como referências as câmeras comuns mais vendidas no mercado, as Sony Cybershot , você vai encontrar as seguintes opções:

AF central: focaliza toda a parte central da cena, (que fica entre aqueles colchetezinhos): [ ]
AF spot: focaliza apenas um pequeno ponto da cena. (quando os colchetezinhos estão focando algum objeto/coisa específica na tela, que não o centro)
Multi AF: Serve para distribuir o ajuste do foco pela cena inteira (9 pontos de medição).
0.5 – 1.0 – 3.0 – 7.0 metros: você ajusta o foco de acordo com a distância(em metros) do objeto a ser fotografado.
∞ : focaliza o infinito (ideal para utilizar em fotos de paisagens com objetos a uma distância muito grande). O resultado é parecido com aquela pré definição que você já usou, que o ícone é um desenhinho de uma montanhinha, lembra?.
(florzinha): Há também aquele íconezinho da florzinha, que serve para um tipo de fotografia que chamamos de: MACRO. Resumindo, é a melhor opção de você obter foco com fundo desfocado em objetos muito, muito próximo. Essa não vem muito ao caso nesse momento, já que, as câmeras compactas não oferecem um grande resultado, manualmente se consegue efeitos bem mais interessantes.
obs: É claro que não será possível desfocar completamente o fundo como na foto acima – esse efeito é conseguido por câmeras que, através de lentes, te dão opções manuais de foco, no entanto, você pode muito bem escolher o que você quer focar (não o que a câmera escolher) e ter um efeito bem bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário